sábado, 13 de dezembro de 2014

De SP ao Uruguai de Carro parte 2 - Punta del Este.


Da divisa do Brasil (Chuí) até no nosso destino, Punta del Este, foram duas horas de viagem, numa estrada vazia e quase sem curvas, um marasmo. A velocidade é controlada. E quase não se encontra postos de gasolina, então, vão preparados.

Ahhh... Antes de começar a falar da cidade, não dá pra esquecer de comentar sobre cambio.

No Uruguai há 3 moedas correntes, aceitas da mesma forma em todos os lugares: Pesos Uruguaios, Dólar e Real. Quando fomos, o real tava 1 por 10 pesos. Só precisa tomar cuidado na hora da conversão. É bem confuso. Mas dá pra ir com qualquer uma dessas moedas sem problema. Inclusive os cardápios e todo o resto, já vem com valores nas 3 moedas.

Voltando ao Assunto... rs

Punta del Este!!!

Chegamos finalmente em Punta. Lembra, eu disse "lembra", as ruas de Miami. Tem o mesmo estilo. As praias não são belas, mas não abala a viagem, tudo por lá tem seu charme. Não é a toa que os ricos se aglomeram pela região no verão. É o mais badalado balneário do Uruguay.


Não pegamos a alta temporada. Percebemos que a cidade não estava funcionando a todo vapor. Estava bem vazio. Não havia transito e havia estacionamento fácil. Nos disseram que esse quadro de calmaria muda completamente entre dezembro e o carnaval.

Ficamos num hotel com ótimo custo beneficio, bem no centro, perto de tudo. Há um quarteirão da praia.

E se preparem! Os preços são exorbitantes. Muito mais altos que em SP. Uma lembrancinha por lá, pode te deixar uma lembrancinha bem desagradável no bolso... rs

Como quando chegamos já era final de tarde, demos uma voltinha por lá e mais tarde fomos ao famoso cassino do Hotel Conrad. Ficamos algumas horas e nos divertimos muito. Perdemos alguns poucos dólares, como ja era esperado. Mas é um passeio que vale muito a pena.


Pela manhã, desbravamos o lugar. Tudo a pé. E nos rendeu fotos lindas. Andamos pelas praias, pelas praças, pelos bares charmosos a beira mar.

Nas praias, as águas são geladas e tem uma tonalidade mais escura a que estamos habituados.

Não se pode deixar de dar uma passadinha no monumento Los Dedos. É um dos pontos altos de Punta de Este. Não é nada muito excitante. Mas é parada obrigatória.


Quando fomos tinha sido pichado. Como aqui, lá também tem vândalos.

A tarde fomos conhecer uma das maiores atrações do lugar: o Puerto Ballena.

A Casa Pueblo construída pelo artista plástico Carlos Villaró é o ponto turístico principal, que está em todas as fotos de divulgação de Punta. Comporta o museu do artista, um restaurante, que serve como mirante, e um hotel.

O principal atrativo, sem dúvida, é o por do sol. É fantástico. Imperdível. Por isso, o melhor horário pra se visitar o local é no final da tarde. Visite o museu, depois vá ao restaurante. Peça um vinho, prepare a máquina fotográfica e espere o sol se por. Você não vai se arrepender.

Não chegamos a conhecer a famosa ponte ondulada e nem o balneário José Ignácio, que é conhecida como a Trancoso de Punta, mas que está a 40km de la. Não deu tempo. Tínhamos estabelecido dois dias apenas em Punta. Mas creio termos visto o principal. Dois dias tá de bom tamanho mesmo.





Partimos no outro dia de manhã para

MONTEVIDÉU.

*********************************************************************************

Nenhum comentário: