quarta-feira, 27 de julho de 2016

Monte Sião e Serra Negra - MG

Há algumas poucas semanas resolvi ir a Monte Sião de bate e volta, numa excursão da 3º idade. rsrs.

São 3 horas de ônibus aqui de São Paulo. De carro, me falaram que chega em 2h20. Já é em Minas Gerais.


Meu intuito era comprar roupas de frio, já que fui pega despreparada nesse ano. O frio esta intenso aqui em São Paulo.

O roteiro fazia duas paradas. Durante a manhã, Monte Sião, no período da tarde, Serra Negra. Mas pra mim, o astro era mesmo a primeira visita.

Antes de ir, procurei muito na internet, informações sobre compras, mas não achei. A verdade é que as coisas por lá são beeem mais baratas do que em São Paulo, menos da metade do preço. Você pode encontrar blusas do lã com o preço de R$15 reais. Tudo depende da qualidade que procura. Eu queria peças com qualidade melhor, então gastei uma média de R$30 reais cada blusa. E fiquei muito satisfeita.

Existem as feiras com preços atrativos, há pelo menos 4 nos arredores, mas como disse, é barato então roupas tem qualidade inferior.

Gostei mesmo foram das lojas próximas a praça central. É onde se encontra coisas diferentes e charmosas.


Com pouco dinheiro, dá pra trazer bastante coisas pra casa.

Ahhh.... encontrei até uma lojinha de roupinhas e acessórios para pets. Comprei roupinhas e uma caminha linda com um valor muito abaixo do da Cobasi, por exemplo. E com ótima qualidade. Achei muito válido.

O que me deixou decepcionada foi achar poucos cachecóis. Esperava trazer novidades, mas quase não os achei.

Roupa masculina também é bem barata. Trouxe um sweater muito bonito para o meu marido, por R$40 reais.

Na cidade há, também, uma fábrica de cerâmica, bem famosa por sinal. São aquelas cerâmicas com desenhos portugueses. São Brancas com desenhos em azul. A loja é lotada e tem mil peças diferentes. Na verdade não é o meu gosto. Acho tudo muito grosseiro. Não imagino onde eu poderia usar aquilo, mas pelo que vi, muita gente gosta. Ainda bem, né? O que seria do azul, se todos gostasse do amarelo. rs

O legal é que você pode visitar o local onde são criadas as peças. Um enorme galpão com vários objetos em secagem de barro para depois serem pintados. Só falta um guia. Você fica perambulando pelo espaço, sem entender muito bem o processo. Mas tá valendo. Gostei de ter visitado.

Fiquei na cidade apenas uma manhã e foi muito corrido, o ideal é passar o dia, pra olhar tudo com calma e escolher o melhor.

No dia que fui, parecia lotado, mas em conversa com os comerciantes, fiquei sabendo que o movimento estava bem abaixo do esperado. Isso porque era feriado de 09 de julho em São Paulo.

SERRA NEGRA.

O foco deste post não é essa cidade, mas vamos falar um pouquinho dela.

É uma cidade turística, com grande apelo do comércio para roupas de frio também, mas são bem mais caras que Monte Sião. Porém pode-se encontrar couro e queijos, que alias são muito bons. 

São várias mercearias com degustação de doces em compota, queijos, salames... é de dar água na boa. Encontra-se vários queijos diferentões e bem mais baratos. Vi, numa das lojinhas, quindim de pote... me arrependo ainda de não ter comprado. Vale muito a pena comprar uma coisinha ou outra.

Já tratando-se de couro, bom.... couro não é barato mesmo. Em Serra Negra, talvez seja um pouco mais acessível. Mas não vou me aventurar nesse assunto, já que não fui pra comprar esse material e não me interessei muito pelos preços. 

Na minha opinião compras não são muito interessantes por lá (Salvo os queijos). Eu acho válido um passeio pela cidade, que não é grande, com direito a teleférico. Eu não fui por falta de tempo, mas me disseram que a vista, o topo do morro, é linda. Eu voltaria pra visitar.

Resumo da ópera: Não façam como eu, que visitei os dois lugares no mesmo dia. Vi muita coisa e ao mesmo tempo quase nada. 

Mas um dia em cada canto, tá ótimo. Como é perto, indico como um passeio de fim de semana. 

Tenho certeza de que vão gostar.




Nenhum comentário: