domingo, 19 de janeiro de 2014

Peru - Lima, Cuzco e Macchu Picchu Parte 2

Estamos em Cuzco.

A cidade que é o umbigo do mundo. Isso mesmo. O antigo nome de Cuzco antes da invasão espanhola, era Qospo, que significa umbigo do mundo. Era exatamente onde os Incas achavam que estavam. 


E nós também!!


Tudo em Cuzco é bonito, interessante, extraordinário, fascinante.


Chegamos em Cuzco pelo céu. No menor aeroporto que já estive. Até a pista de pouso é pequena e inevitavelmente você se pergunta como o avião vai pousar. Mas tudo ocorre tranquilamente, graças a Deus. 


A primeira providencia é pegar um táxi para o centro da cidade. Como já sabia que a corrida não poderia passar de 40 soles, a negociação foi relativamente fácil. Entramos no banco de trás do táxi e qual não foi nossa surpresa quando uma mulher entra no banco da frente. Sem pedir carona nem nada, simplesmente entra. Mas logo ela se apresentou como guia turístico local. O nome dela é Vick.


O trabalho dela é nos acomodar e se der sorte, fechar alguns pacotes conosco. O que foi ótimo porque, mais uma vez não havíamos feito reserva. A reserva inicial tinha sido cancelada, já que paramos em Lima primeiro. Ela foi excelente conosco. Como os hotéis e hostels estavam todos cheios (e não entendo o porque, já que outubro não é período de férias e nem de nenhuma data festiva) ela, com um radinho nextel, entrou em contato com uns 10 lugares, até que encontrou um hotel razoável, por 50 dolares/dia para duas pessoas. O hotel não era muito bem localizado e ela não ficou satisfeita. Dois dias depois nos trocou de hotel. Agora sim, um hotel muito confortável, em frente a Plaza de Armas. Ótimo café da manhã. E o melhor: pelo mesmo preço.Tudo de bom. 


A Vick nos auxiliou em todos os momentos por lá. Nos tratou como amigas. Foi até comprar remédios quando fiquei mal do figado, pondo tudo pra fora. E já que o que é bom, tem que ser divulgado, deixo AQUI o link com o endereço do Turismo em que ela é sócia. Fechamos vários pacotes com a empresa e tudo foi ótimo. 


Enfim... começa nossa jornada. Eu tinha uma lista de coisas que queria conhecer, então... vamos desbravar!!


Primeira Providencia: comprar o boleto turístico que dá acesso a 16 atrações turísticas. O valor é de 130 soles. Com carteirinha do estudante sai metade do preço. Vale por 10 dias.


Com o bilhete nas mãos, saímos no período da tarde para o City Tur. A cidade é linda!! Com ruas de pedras e estreitas. Tudo tem história. Cada tijolinho. Mas... como tem subidas. Aff. E escadas então??? São tantas que você se pergunta o que está fazendo ali. Mas logo descobre-se o porque. O Lugar é excepcional. Não conhecia nenhum lugar parecido. 



Plaza das Armas. Centro de Cuzco.

Cuzco é linda. Tantas ruelinhas e becos... Um dia só pra conhecer um pouco de lá é pouco. Nós fizemos isso aos poucos, todos os dias um tantinho.


Templo do Sol. O melhor museu que visitei em Cuzco. E portanto será o único que vou colocar aqui, já que museu é o que não falta por lá. É a partir deste lugar que começamos a entender a história dessa civilização. Há ruínas do tempo enterradas e escavadas dentro desta construção espanhola. Na verdade, foi construída em cima, mesmo, das antigas construções, na tentativa de apagar quaisquer vestígios da antiga civilização. É bem interessante. Tem belas esculturas também. 



Saqsayhuamán. É bem próximo a Cuzco e era considerada a capital Inca. Apesar de ser apenas ruínas, dá pra ter uma ideia do que foi aquilo em tempos áureos. E fica a dúvida de como eram feitos, com pedras de toneladas, com a tecnologia tão supérflua da época.


Tambomachay. Já vi bastante gente falando que não gostou de lá. Eu gostei. As ruínas são pequenas, mas interessantes. O guia nos falou que ali, acreditava-se que havia uma fonte da juventude. rs.


Q´engo. Era praticamente um local usado para cerimoniais e para rituais de oferenda aos Deuses. Segundo o guia, os Incas gostavam de oferecer crianças e mulheres virgens nos sacrificios. Ou seja. Hoje em dia, somente eu e as crianças seriam mortas. kkkkk. Há pedras esculpidas em mesas, dentro de uma caverna, usadas para esse fim.


Muray. É sem dúvidas um dos lugares mais impressionantes que já vi. É fantástico. Mostra todo potencial agriculta do povo. Com um sistema de irrigação perfeito.  Mas penso que cada um tem uma reação. Porque a minha companheira de viagem, olhava tudo com cara de paisagem (rs) e não conseguia entender o porque da minha euforia. Mas pra MIM, o lugar é impressionante.


Salinas de Mara. É uma salineira. A visão é deslumbrante. No sol, é necessário estar de óculos por causa da luminosidade do sal. Esta salineira existe há milhares de anos e famílias inteiras ainda tiram o sustento dali, retirando o sal pra venda, de forma artesanal. São mais de mil lagoinhas de sal. Passeio imperdível.



 Tipón. Um show da engenharia. Como praticamente tudo por Cuzco. Direcionavam as águas pra onde eles queriam e controlavam a intensidade também. E é tão fantástico que os canalículos simétricos funcionam perfeitamente, até hoje.


Pisac. Está localizado no Vale Sagrado. Uma bela subida, alias, como quase todos os lugares. A história do lugar é fantástica. Vale a pena dar uma passadinha na feirinha do lugar. Tem ótimos preços.



Chinchero. Pequeno povoado que conserva os antigos costumes e tradições, inclusive as roupas. Lá você conhece a fabricação artesanal da lã mais famosa do mundo.

Vistadome. Não passa de um trenzinho piuí abacaxi, que te leva até Aguas Calientes. É caro ainda por cima. Comprei a passagens pra ele, porque me disseram que era tinha o teto de vidro e que poderíamos admirar a vista como um todo. Mas a verdade é que ha mais um pouco de vidro acima da janela principal.O teto mesmo não tem vidro. Nada de espetacular. Não pague mais caro por isso. 


Águas Calientes. É o ponto final do trem. Apenas uma cidade dormitório para se chegar a algo maior. O único atrativo é um parque termal, com águas ditas medicinais. Para entrar é pago, mas como não queríamos entrar na água, choramos tanto na entrada que o rapaz nos deixou entrar por 15 minutinhos para uma olhadinha. Fizemos bem, viu? Porque aquilo não passava de algumas piscininhas e a água com um leve cheiro de enxofre. Decepção. É dali que saem os microonibus que te levam à Macchu Picchu. 



Macchu Picchu. Ahhhh. A cereja o bolo. O lugar mais fantástico que já conheci na vida. A cidade perdida dos Incas! Sensacional! Não é a toa que é considerada um patrimônio mundial. A história diz que dali era controlada todas as regiões conquistadas. Era onde ficava o soberano. E era estrategicamente construída para o caso de algum tipo de ataque. Em 1911 foi "redescoberta" e finalmente colocada no mapa. A história de Macchu Picchu é hipnotizante e o que nos deixa mais intrigado é que não há nenhum tipo de comunicação escrita da época. São histórias que são contadas por antepassados e descendentes, no boca a boca.





Chegamos não eram 6h da manhã ainda. A neblina cobria tudo e mal conseguíamos ver alguns metros a frente. Mas valeu a pena chegar cedo apesar disso. Lá pelas 7hs a neblina sumiu e conseguimos ver o lugar quando não havia quase ninguém e pudemos sentir o que é estar ali. E nem precisa estar acostumado a ver duendes pra sentir que ali tem algo especial. rs


A paisagem é maravilhosa. Rende fotos lindíssimas.

Estar lá, é ter certeza que existe mais no mundo do que nossa mais fantástica imaginação alcança. A engenharia magnifica, a localização, tão remota, e a historia barbara, não tem igual. 



Culinária.


Não posso deixar de falar sobre a culinária Peruana. O Peru é rico, também, em variedades de frutos do mar. Pra quem gosta de comer bem é o que há. 


Tudo é maravilhoso. Desde as massas com frutos do mar, até o lomo saltado e a super famosa ceviche, que é feita com peixe, cortadinho em cubos, cebolas roxas, alho, salsinha, sal e pimenta, tudo marinado no limão. As vezes, em alguns restaurantes, o prato também é servido com camarões e lulas. Mas são variações. O original só tem peixe mesmo. É servido com milho assado e batata doce. E delicioso. Não comi nada que não tenha gostado por lá. A comida é fabulosa.


Não posso deixar de citar as bebidas. O Pisco (que é quase como uma pinga local, destilado derivado da uva.), é a bebida mais famosa do país e com ele se faz coquetéis ótimos. Experimente também a Inka Cola, que é algo como a nossa tubaína. Bem gostosa.




Foi uma viagem barata. Entre passagem, hotel, passeios, alimentação, ficou uns R$2 mil.


Lógico que visitamos muito mais do que está escrito aqui, Todos os nossos dias foram cheios e só voltávamos para o hotel pra dormir. Uma coisa eu sei. O Perú é tão magnifico que não seria muito se ficássemos um mês. Ficamos 12 dias e foi pouco. Não visitamos diversos lugares que estavam em nosso planejamento. Mas quando a gente chega por la, percebemos que tem tanta coisa pra ver que o tempo que planejamos não é o suficiente. Ficaria uns 20 dias, tranquilamente. 


Mas não tem problema. Um dia eu volto....Um dia... ;)



*********************************************************************************

Nenhum comentário: