segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Peru - Lima, Cuzco e Macchu Picchu Parte 1

Nunca me passou pela cabeça ir ao Peru. Mas certa vez, olhando as fotos de uma viagem feita pela amiga da minha irmã, me animei. 

Quem me conhece sabe que quando me animo, começo a pesquisar sobre o lugar, a passar horas em blogs de viagens, aprendendo tudo que posso. Sou acelerada mesmo. Compramos a passagem em Março, mas só íamos viajar em Outubro. rsrs


Fiz uma reserva preliminar em um hotel de Cuzco. Um dos melhores de lá. Ficaríamos por dois dias. Depois iriamos ver onde ficar pelos próximos 10 dias.


Nosso destino inicial era Brasil - Lima (somente escala) - Cuzco. Mas no dia do embarque resolvemos passar dois dias em Lima, para conhecer.



Ou seja, achando que não haveria problemas, chegamos em Lima, umas quatro horas, sem hotel reservado. Tínhamos apenas o nome de um hotel e a certeza que seria suficiente.


Não foi.


Rodamos o bairro inteiro de Miraflores, arrastando nossas malinhas, tentando achar um hotel com um quarto disponível. Uma aventura. Por fim, achamos um hostel, super bem localizado. Quando o recepcionista nos avisou que ele tinha um quarto, mas que era no quarto andar, nem ligamos. E daí que é no quarto andar, né? Penso que auge do cansaço não nos demos conta que o que ele queria dizer é que não havia elevador... e nem ninguem pra nos ajudar com a bagagem... lá fomos nós escalar aquele prédio.


Quando chegamos no quarto, haviam duas camas. Uma de casal e uma de solteiro. Como, na minha casa durmo em cama de casal, gentilmente cedi a cama pra minha amiga. Mas sinceramente, acho que aquele era meio momento de pagar pecados. Meu colchão era afundado no meio. Ou seja, tinha um buraco!!! Claro que reclamar não adiantou. O jeito foi dormir la mesmo. O legal é eu ficava encaixadinha. (que péssimo) rs. 


Nesse dia, saímos apenas pra jantar. Comemos um ceviche maravilhoso, andamos um pouco por Miraflores que é linda a noite e fomos dormir. Horas de voo matam qualquer um.


No dia seguinte resolvemos sair para desbravar a cidade. O primeiro lugar escolhido foi a Praça do Amor. Pensei: Nossa!! Acho que vamos encontrar um monte de corações espalhados. Vai ser legal tirar fotos....

Encontramos apenas uma praça, com cheiro de xixi e com uma escultura de gordinhos se pegando. Aff... raiva!!!

Resolvemos dali, descer pra praia que conseguíamos ver do alto. 


Andamos, andamos e andamos. Descemos ruas e mais ruas, escadas e mais escadas, sem pensar que na volta tudo aquilo ainda estaria lá, para subirmos, subirmos e subirmos.

Praia em Lima

Chegamos a praia. Se espera uma praia com areia branquinha pra ficar sentada admirando a vista, esquece. As praias tem pedras, não dá pra ver o chão. E sentar é meio desconfortável. Há placas por todos os lados avisando do perigo de maremoto. Muito atrativo. rs


Encontramos um surfista falando português, com sotaque carioca e que teve a ousadia de tirar sarro de paulista.(rs.) Puxando os Erres. Depois de um bom bate-papo, perguntei ha quanto tempo ele estava em Lima. Ele me disse que era de lá e que só morou por 3 anos no Rio. Nos enganou. O português dele era perfeito, rsrs.  Ele foi bem legal. Nos deu várias dicas do que fazer.

Vista do Shopping Larcomar

De lá resolvemos ir para o famoso Shopping Larcomar. Um shopping a céu aberto, voltado pro mar. Queríamos almoçar. Chegamos super cansadas, mas o shopping ainda não estava aberto e estava todo em reforma. Demos uma volta pra ver as lojas. Mas pra quem está acostumado com shopping, o único atrativo era a vista (linda). As lojas são poucas e caras pakas.

Huaca Pucllana

Ficamos um bom tempo no shopping. Quando saímos foi pra conhecer Huaca Pucllana. Uma ruina descoberta no meio da cidade. Feita com tijolos em pé, é tida como um centro administrativo pré-inca e um local de cerimoniais em homenagem ao deus Pachacamac. É impressionante. E mais ainda por saber que apenas metade dele foi escavada. 


A noite fomos na feirinha que fica bem no centro de Miraflores. Compramos alguns anéis de prata, que são bem baratos. Depois curtimos a agitação do bairro, que é cheio de barzinhos, restaurantes e pubs.


No outro dia e último em Lima, resolvemos conhecer o centro da cidade. Fomos até a Plaza de Armas, onde fica a sede do governo do Perú, em estilo neocolonial. É onde está o presidente. Queríamos ver a troca da guarda, famoso por ali. Lota de gente. Todos ficam em frente ao prédio e os guardas até se sentem pop star. rsrs. Se eu não me engano, a troca acontece ao meio-dia. 




Palácio do Governo
O centro é interessante. Em volta da praça temos, alem do Palácio do Governo, também a Catedral, o Palácio do Arcebispo e o Portal dos Boteneiros. Andamos tudo por ali e digo que se voce for uma daquelas pessoas que gostam de comprar bugigandas, comprem em Lima mesmo. Em Cuzco vende-se as mesmas coisas por um preço muito mais salgado.

Aliás, comprar no Perú é ótimo pra quem gosta de pechinchar. Vai cansar de ouvir as peruanas dizendo: anime-se amiga, enquanto voce está na loja olhando algo. E ali começa a negociação, que acaba sendo muito mais legal do que a compra em si. 


Passamos a tarde por la e sugamos toda a história de tudo que podíamos do lugar. Alem de que cada rua, cada beco próximo a catedral foi devidamente vasculhado. 

Há ótimos museus em Lima. Escolha somente os que realmente te interessam, porque, por mais cultural que seja a pessoa, uma hora cansa. São dezenas.


A noite, fomos ao Circuito Mágico das Águas. Pra mim o ponto alto de Lima. O lugar mais impressionante que vi por lá. É tudo lindo e realmente mágico. Transforma a noite num sonho.

Circuito Mágico das Agúas

Circuito Mágico das Agúas
São dezenas de fontes coloridas e dançantes que fazem a felicidade de qualquer turista e também dos habitantes locais. Centenas de pessoas circulam por lá assim que cai a noite pra ver o show das águas. Tenho que dizer que o lugar é muito estruturado e que nunca tinha visto nada igual. E o show holográfico? É sensacional. Imperdível.


Circuito Mágico das Agúas
É impossível não sair de lá molhado e, de verdade? Nem nos importamos com isso. Enche tanto os olhos, é tão bonito, que só se leva de lá recordações maravilhosas. Um dia terei a oportunidade de voltar...

No dia seguinte, logo cedinho, fomos para o aeroporto. Nossa segunda parte da viagem ia começar...



#partiucuzco.



Peru - Lima, Cuzco e Macchu Picchu - Parte 2 vem aí.


Bjos


*********************************************************************************

Nenhum comentário: