terça-feira, 15 de novembro de 2016

Porto Seguro / Arraial D'Ajuda

10 dias!
Chegamos a conclusão que uma viagem de férias em menos tempo não é tão proveitoso. Muito corrido e deixa com aquela sensação de "ficaria um pouco mais".

Não é a nossa primeira vez em Porto Seguro, nem a segunda, mas talvez a primeira vez que faremos todos os passeios com calma e aproveitando bastante o que já conhecemos quando estávamos com 20 e poucos anos...

Dia 1 - Chegada e  Arraial D´Ajuda

Chegamos no final da tarde. Tivemos troca de horário no voo, que de inicio sairia de manhã e dessa forma não podemos aproveitar o dia.
De cara tivemos problemas na hora de retirar nosso veículo alugado na ALAMO. Além de sermos extremamente mal atendido, ainda queriam fazer um bloqueio de R$9 mil no cartão. Nunca vi isso. Enfim... já estressada, fui na loja ao lado, a Localiza, aluguei um carro na maior facilidade. Um pouco mais caro do que esperava, é verdade, mesmo porque alugamos na hora. com antecedência é mais barato. Alugamos para 10 dias.

Nos hospedamos na Pousada Travel Inn, em Arraial D' Ajuda, ha 100 m da rua principal, a Macugê. A pousada é bonita. Os quartos sāo pequenos, a TV, 14' daquelas antigas. Mas ta valendo. A cama é otima, o chuveiro, uma delicia e cafe da manhã razoavelmente bom. E equipe agradável. Tudo que precisávamos. Vale muito o custo beneficio.
Na nossa primeira noite, jantamos no restaurante Barbaridade Tchê. Pedimos camarão aos 4 queijos. Prato pra 2, mas pra 2 sem muita fome. Não vale pelo preço de R$79. Faltou camarão. Podem melhorar. Nota 6,5! Aaah ganhamos um caipirinha de brinde.

Dia 2 - Arraial D´Ajuda - Mucugê, Parracho e Pitangui

Eu acordo com as galinhas (rsrs). Acordei meu marido umas 7h ( Sim! Sou má, muito má. Kkk).
Conhecemos 3 praias. Mucugê, Parracho e Pitangui. Confesso que não demos muita atenção à última pq estava muito lotada. As excursões vão todas pra la. Resolvemos voltar num outro dia, mais cedo pra poder conhecer sem a muvuca que tava.
Passamos o dia em Parrancho. Muito boa. Com água morninha... comemos na praia. Como em todos os lugares daqui, os pratos são caros e não tão bem servidos como eles te vendem, ainda mais pelo preço. Ficamos na cervejinha e uma porção.
A noite fomos ao Buda Bar e Restaurante. É ok. Boa musica, mas sem grandes surpresas. Certamente há muitos melhores na vila, mas estava procurando algum lugar que aceitasse meu vale refeição (estava com o cartão recheadinho). E, por incrível que pareça existem poucos por la. Comemos moqueca, que na minha opinião estava carente do tempero baiano. Meu marido gostou, então, acho que sou mesmo, é muito exigente. Rsrsrs

Dia 3 -  Triciclo

Acordamos cedo para fazer o passeio do Triciclo. Estava ansiosa por ele. Passeio delicioso de 3 horas. Fomos ate a praia de Taípe, que aliás, é linda!
É um passeio cansativo, porque o triciclo é pesado e tem que fazer muito esforço, principalmente nas trilhas. Mas... como foi legal!!! Muito bom. Indico.
Também tem o passeio de 6 horas, mas penso que seria cansativo demais.
A tarde ficamos um pouco na praia de Mucugê. Mas o tempo tava estranho. Muito vento, pouco sol. Voltamos e ficamos um pouco na piscina do hotel.
A noite uma pizza na Pizzaria da Villa.

Dia 4 - Porto Seguro e Cabrália

Hoje foi dia de passear em Porto Seguro. Atravessamos a balsa e resolvemos ficar la pros lados de Sta. Cruz do Cabrália.
Percorremos toda a costa, ate a cidadezinha de Cabrália. Com praias mais calmas e sem muvuca. A impressão que da é que são frequentadas por moradores mesmo.
Toda a estrutura de bares e restaurantes estavam fechados, pois era feriado do dia 12 de outubro. Isso já prova que o turismo não é o forte por ali.
Pensamos ate em atravessar com a balsa para Santo Andre, mas as fotos da praia não nos atraíram muito. Ficamos um pouco na cidadezinha e fomos ate o mirante. É bonito, mas sem aquela paisagem de tirar o folego.
Enfim... seguimos de volta em direção a Porto Seguro e demos uma paradinha na feirinha dos Pataxós, mesmo local onde foi feita a primeira missa do Brasil (o local é ótimo para comprar artesanado, com bons preços).
Seguimos e resolvemos ficar em Coroa Vermelha. Escolhemos o restaurante Colher de Pau. Muito bom e com ótimo atendimento.
Visitamos ainda a réplica da Caravela do Cabral. Alias, passeio dispensável. Cobra-se R$15 por um acervo muito ralo, assim como o guia, uma criança local que pouco sabe da historia fora do que foi decorado, e para ver a replica do barco. Não fiquei impressionada.
Queríamos comer o famoso acarajé, do alto da vila histórica, mas já estávamos perto das 4h30 e fomos orientamos a não ir, mesmo ainda estando de dia.

****  Alias, importante frizar isso: por aqui, depois das 16h, nāo é bom andar por estradas que nāo são muito movimentadas e nem ficar em barracas de praia de Arraial e Trancoso. Corre-se risco de assalto!! E pequenos arrastões. É triste, mas a realidade do Brasil inteiro... ****
Resolvemos ficar pela Passarela do Álcool e a noitinha voltamos pra pousada.

Dia 5 - Praia do Espelho

Hoje foi dia de conhecer a Praia do Espelho. A estrada estava excelente até a entrada de uma estrada de terra que chega ao nosso destino e a Caraíva. Tivemos sorte, a estrada estava em condições medianas, mas juro, não pensaria passar por ali depois de uma chuva, atoleiro na certa.
A Praia do Espelho é considerada uma das 10 mais bonitas do Brasil. Não sei se concordo com isso, mas é bonita sim. Quase deserta, com falésias e até um riozinho desembocando na praia, só pra deixar suas fotos mais bonitas.
Detalhe importante: essa foi minha segunda visita a essa praia e novamente não vi o famoso espelho.

Por volta das 11h a praia fica um pouco cheia, mas longe da muvuca de outros lugares, mesmo porque é difícil chegar.
Almoçamos um macarrão ao molho de camarão que ó.... fantástico. Caro, claro, mas ao menos, muito bem servido e de dar água na boca só de lembrar.
Dali, como já eram quase 14h30 e o passeio para Caraíva talvez ficasse muito corrido, decidimos visitar Trancoso.
Ficamos uma horinha na Praia dos Nativos, pra mim uma das mais belas, e seguimos para o quadrado, com suas casinhas e restaurante charmosos, para visitarmos o mirante. Rende fotos lindas, viu? A noite o quadrado deve ser mais charmoso ainda....
Pouco antes de anoitecer, pegamos a estrada de volta. Chegamos em baixo de um baita pé-d'agua. Ainda bem que não choveu enquanto estávamos na estrada de terra. Nem quero pensar na "trapaiada" que seria...

Dia 6 - Praia de Pitinga
Choveu muito durante a noite e pela manhã, então só saímos por volta das 11h.
Ficamos com medo de ir pra Trancoso e pegar a estrada de terra muito ruim e simplesmente porque não sabíamos que também havia uma rodovia, linda e asfaltada pra ir pra lá.
Resolvemos ficar em Arraial, na Praia de Pitinga.
Escolha acertada. Abriu um céu azul, com sol brilhante e forte. Praia linda, barraca com preços mais acessíveis. O mar estava muito bravo, puxando muito, mas a água, morna como sempre.
Ficamos a tarde toda.
Ahhh... dica: quando for a Pintinga, vá de carro ate a ultima saída para a praia. Tem um estacionamento muito bem localizado. Não pare antes, que fica longe pra caramba.

Dia 7 - Caraíva!
O mais esperado!
Saímos da pousada, por volta das 9h30 em direção a esse vilarejo. A expectativa era grande, por ser o ponto alto desta viagem. Sempre quis conhecer. Pegamos uma estradinha de terra, horrível, principalmente por causa da chuva do dia anterior, e seguimos por 43 km,  2h20 até chegar na vila. Como não entra carro, e está separada por um rio, estacionamos e pegamos uma canoa até o outro lado.
Não vou dizer q a beleza do lugar tenha sido uma surpresa, porque ja conhecia por fotos, mas com certeza impressiona.
A vila é super charmosa, me deu vontade de passar uma noite ali, deve ser mágico, e o encontro do rio com o mar... que lindo!
A junção do rio, com águas mais escuras, com o tom verde das águas do mar, é um espetáculo.
Adiante, a praia, que estava com o mar bravo.
Existe no lugar uma barraca com boa estrutura para os turistas, no meio da  praia, mas fica um pouco distante do encontro do rio com o mar, que é onde a maioria gosta de ficar.
As barracas que atendem por ali, não tem estrutura nenhuma, mas improvisam tendas para 3 cadeiras, que ficam aconchegantes, e servem bebidas não muito geladas, já que a eletricidade ali é escassa e não chega até a praia. Tudo muito rustico.
Há um vendedor ambulante, o Ivan, que passa oferecendo esfirras e empadas a um precinho de R$6. E são deliciosas. A minha esfiha era de frango, mas tem até recheio de arraia. Arraia? Sim!! Comemos por curiosidade e nada mais é que gosto de pescado. São mais baratas que as esfirras (que eles chamam de pastel), oferecidas pelas barraquinhas.
Aliás, é a única praia que tem refeições que não são fritas.

Dia 8 - Praia de Taípe.

Essa praia merece um dia inteirinho só pra ela.
Adoraaaamos. A Praia é linda, com falésias, coqueiros e uma rio que encontra o mar. Sensacional.
Chegamos por volta das 10h e exploramos toda a extensão da praia. Do lado direito tem um rio e do lado esquerdo, 700 mts a frente, esta a Praia da lagoa Azul, que hoje infelizmente está seca, mas a beleza ainda existe.
Resolvemos ficar na barraca de praia que existe ali, e tem o mesmo nome. A mais vazia por sinal, mas com atendimento excelente e uma comida ótima com preço justo. Gostamos tanto de la que fomos ficando... rs
Na volta, paramos novamente na junção do rio com mar, mas como era domingo, de repente encheu de nativos fazendo farofa. Farofa mesmo! Com direito a isopor enooorme, tendinha, turmas de grandes, frango, FAROFA, churrasqueira e prato talher...
Tirou um pouco a beleza do lugar. Tinha umas 15 turmas fazendo isso. Foi broxante. Mas isso só acontece de domingo e em todas as praias.
De la fomos pra Trancoso e na Praia dos Nativos e dos Coqueiros estava acontecendo a mesma coisa.

Nota: A praia de Taípe é a mais distante de Arraial. E ainda pega 7,5km de estrada de terra bem ruim. A mesma estrada que vai pra Trancoso. Porém se você for pela praia, fica apenas ha 2km de Pitinga.

Dia 9 - Praia do Mucugê

Nosso último dia. Confesso que estávamos um pouco cansados já e resolvemos voltar a Praia de Mucugê, a mais próxima de nós. Decisão acertadíssima. Estava vazia, linda, com a maré bem baixa e com várias piscinas naturais formadas pelos arrecifes. Ficamos na barraca Triboa e fomos muuito bem servidos. Alias, comemos um marisco dos Deuses. De comer ajoelhado..
A água estava inacreditavelmente morna e mesmo depois que a maré subiu, lá pras 14h ainda estava gostosa demais.
Foi um dia maravilhoso.
A noite comemos um crepe na Miloca. Outra delicia.

Dia 10 - PortoSeguro e Volta pra Casa.

Dia da volta.
Saímos na parte da manhã da pousada. Nosso voo era somente no fim da tarde. Como ainda não havíamos ido na parte histórica de Porto Seguro, demos uma passadinha por la. Como já conhecíamos, confesso que fomos mesmo para comermos o famoso acarajé. Realmente o mais gostoso.
Passeamos pela Passarela do Alcool, poucas lojas estavam abertas, mas consegui fazer algumas comprinhas de lembrancinhas.

Nossa Viagem está acabando, porém não as férias.
Próxima viagem: Região dos Lagos - Rio de Janeiro. Nosso próximo Post.