sábado, 14 de novembro de 2015

Cancun

Sim! Escolhemos Cancún para a nossa Lua de Mel. Uma semana de muito love!

Estávamos entre vários destinos: Cancún, Punta Cana, Aruba e Curaçao e pensamos até em Portugal, mas depois de alguns prós e contras, chegamos a conclusão que Lua de Mel combinava com Praia. Então acabamos escolhendo a tradicional viagem para Cancún.

Já começo falando que deve-se levar no mínimo $1000 dólares para o casal. desde que não haja compras. Foi mais ou menos isso que gastamos com passeios.

Voo

Lógico que para montar o pacote, fomos atrás do barato.
Cancún visto de cima.  As nuances das águas....

Uma briga para conseguir o voo mais barato. Acabamos optando por um voo da madrugada, com escala na Cidade do Panamá. Essa parte da viagem foi bem cansativa. 9 horas! O mesmo na volta. Enfim... faz parte.

Só não tivemos sorte de pegar um voo que ficasse um tempo maior no Panamá. Teria sido ótimo conhecer essa cidade.

Hotel


A escolha do hotel não foi tão difícil assim. Eu já tinha ouvido muito falar dos hotéis RIU. Todos muito bem comentados. Porém, conhecia 2 pessoas que haviam se hospedado no Fiesta Americana Condesa e falavam do hotel com tanta animação e elogios, que nem pensamos muito pra decidir. Fechamos esse. mesmo não sendo o mais barato. E não houve arrependimentos.


O Fiesta Americana Condesa é um hotel All Inclusive, voltado para americanos, tanto que quase não vimos brasileiros por lá. O hall e a recepção toda em mármore carrara, com confortáveis sofás e poltronas espalhados em todo o hotel. Possui quartos amplos e bem ventilados. Ficamos em um quarto lateral, mas com vista para o Mar. Foi ótimo!

São 7 restaurantes dentro do hotel (Mexicano, Argentino, Italiano, Japonês, Chines, Internacional e Boteco) ,e mais 4 espalhados pela área da piscina, abertos alternadamente durante o dia. Normalmente dois ou três por vez. (Pizza, Ceviche, Lanches e Fast Food Mexicano).

Ou seja: Comemos demais. rs

E ainda tem o bar molhado. Pra quem gosta de beber, é ótimo. Bebida a vontade o dia inteiro.

São 3 piscinas. Uma "infinita", uma com o bar molhado e uma infantil. As duas primeiras, gigantes. E fica ainda de frente pro mar. Com praia particular.

O hotel, como a maioria, fica na zona hoteleria.

Curtimos 2 dias no hotel. Descansando, tomando sol, curtindo a piscina e... comendo! rs

Amamos o hotel.


Transporte.

Andamos por tudo lá a pé ou de ônibus. Super fácil e barato. Ir para o centro de Cancún ou para o centro gastronômico, para a noite fervorosa, para os shoppings.... Tem ônibus a todo instante, literalmente. E todos os motoristas são bastante solícitos, parando, inclusive fora do ponto, mesmo sem você dar o sinal. rs

Mas alugar um carro também é uma ótima opção. Não fizemos isso, pois a policia de lá é bem corrupta, se você for parado, eles arrumam um motivo para te tirar $100... Li isso em vários lugares antes de ir e mesmo lá nos avisaram deste porem. Entretanto, conhecemos um casal que rodou tudo por lá e teve sorte de não ser alvo de nenhum guardinha.

Com o aluguel do carro, certamente os passeios ficam bem mais barato.


Passeios.

Compramos todos os passeios com a Agência de Viagem do Tio Nenê. Um brasileiro que mora em Cancún ha mais de 20 anos. Alias, ele foi ótimo. Super Personalizado. Nos tirou todas as dúvidas antes da viagem através do whatsapp e lá nos deu toda a assistência. Tínhamos contato o tempo inteiro. Recomendadíssimo. Os preços também foram os melhores. E olha que cotamos em vários lugares antes de irmos.

Lógico que por conta, tudo fica bem mais barato, mas juro, com ele não tivemos um pingo de preocupação. Tudo foi conforme o combinado, a começar pelos horários e pelos ótimos guias.

Mas soubemos que na galeria onde fica o Cocobongo, nos stands, vende-se passeios por menos da metade do preço. E quem comprou não teve nenhum tipo de problema. A diferença, porém, é que só vendem os ingressos. Você tem que se virar pra chegar nas atrações. Mas pra quem vai alugar um carro, é um ótimo negocio.

Cocogombo


A balada mais famosa de Cancún. Fomos numa segunda-feira. Dizem ser o melhor dia, por ser menos lotado.

Praticamente é um show circense. Literalmente um espetáculo. Com muita musica e acrobacias. O show começa as 23h30 e termina as 3h da manhã. Depois disso, quem aguentar, fica pra balada tecno. 

Nós, que já somos velhinhos, não aguentamos essa agitação toda e 2h da matina estávamos procurando a saída. É bem cansativo pois não tem onde sentar. E quem paga pra ficar no VIP, entra pelo cano já que todo mundo fica de pé na sua frente. Vi o pessoal sofrendo.

Mas garanto. O show é bárbaro!


Xcaret

Haviam três parques para escolhermos: Xplor, Xel-Ha e o Xcaret. Acabamos escolhendo o Xcaret por tudo que li na internet. Apesar do Tio Nenê nos avisar que o Xel-ha era o mais bonito, o que escolhemos tinha mais atividades pro nosso gosto, já que o Xel-ha são mais pra esportes radicais. O Xplor é aventura também!


Aquário
Igreja, dentro do parque
O Xcaret é o maior parque aquático do mundo! Tem praia, rios subterrâneos (que amamos!), piscinas naturais, mergulhos guiados (pagos a parte), vários espetáculos espalhados, um aquário gigante. Tem algumas ruínas e um cemitério local lá dentro! 


Foto tirada em um dos rios subterrâneos
Ao final do dia, um espetáculo fantástico contato a história do México. (Agora uma opinião nossa: O espetáculo é lindo, mas após o dia inteiro ao sol, nadando, andando muuuito, super cansados, ficar em uma arquibancada dura, por duas horas, com grande parte do tempo as luzes voltadas somente para o palco....sei lá. Foi difícil nos manter acordados.Não víamos a hora de acabar.)

Fizemos o nosso passeio dos golfinhos lá, o Dolphin Discovery. É um passeio presente em todos os parques, inclusive em Isla Mujeres. Pagamos um pouco mais e ficamos quase 1 hora com eles. Fantástico. Como são meigos e comiloes. kkk. Dá vontade de ficar o dia inteiro. Foi, sem dúvidas a melhor parte do passeio.

Dolphin Discovery - Passeio com os Golfinhos


Isla de Las Mujeres


Ai meu Deus! Que ilha linda!


Pena que o passeio é curto. São 5 horas apenas.

Fizemos em um Iate, na categoria Catamarã. O passeio dá direito a almoço, com bebida inclusa por todo o passeio, enquanto estivermos no Barco.

Saímos as 11h da manhã, e já em alto mar, paramos no MusaCancun, que é o museu subaquático, inaugurado em 2010, onde estão 400 estátuas, em tamanho real, distribuídas por uma grande extensão de mar. As obras são assinadas pelo artista Jason de Caires Taylor. E são impressionantes. Principalmente porque as algas já estão tomando todas as peças. Dá um ar de abandono. Imagino como estarão daqui há uns 10 anos.

Você consegue ver mergulhando de snorkel, sem a necessidade de cilindro. Mas lógico que o mergulho completo deve ser demais!

Seguimos para o almoço, em uma ilhazinha e logo depois seguimos para Isla Mujeres,

Ahhh.... o lugar mais belo, com certeza. Uma vila linda. Cheia de lojinhas coloridas, barzinhos, em ruas estreitas, cercadas por praias maravilhosas!

E a cor do mar??? Nunca vi igual. De um verde tão claro e transparente.... é hipinótico e inacreditável.

Andamos tudo por lá em um carrinho de golf, que alugamos por uma hora, a $15 dólares. No barco, queriam nos vender por $30!

Alias, Cancún é assim! Tudo superfaturado e todo mundo pedindo exaustivamente propinas (as famosas gorjetas) como se os passeios já não fosse caros o bastante. tem que ficar muito espertos. Alugamos mais barato por uma dica do Tio Nenê.

Ficamos apenas essa horinha na ilha. É pouco. O ideal é ficar o dia todo babando no lugar. Mas, enfim.... foi ótimo enquanto durou!


Chichen Itza + Cenote Sagrado


O passeio é longo. Feito o dia todo. Saímos as 9h da manhã e voltamos quase as 22h. Tudo muito distante de Cancun. Pelo menos 3h de viagem. A primeira parada é numa aldeia Maia, onde é servido o nosso almoço. O pior comida que comemos por lá. O guia passa a viagem inteira falando para comprarmos artesanato da aldeia, desdenhando o artesanato de Chichen e nos dizendo que as coisas vendidas lá são as mais bonitas. 

Tudo balela. Os artesanatos da aldeia são caríssimos e não tem nada de diferente dos vendidos em Chichen, com a diferença que é tudo 60% mais barato.

E digo mais! Essa parte do passeio podia ser banida. Não gostamos. Sentimos que perdemos tempo. Não vimos nada de diferente. E ainda comemos mal.

Cenote
Dali, seguimos para um alambique, da bebida mais tradicional do México: a tequila. Muito interessante e impressionante a quantidade de sabores que existem.

É nesse mesmo local que está o Cenote Sagrado. Um dos mais famosos. Não sei se é o mais bonito, mas se não for... já imagino o quão extraordinários devem ser os outros.

Piramide de Kukulcán
 
Impressionando como quase tudo nesse país! É realmente lindo!

E Finalmente chegamos!!! A cereja do bolo de toda a viagem! Pra mim, a parte mais esperada!!! Chichen Itzá!

Chichen Itza é um dos lugares mais importante do país! Era a capital dos Maias e foi consideradas uma das novas maravilhas do mundo!


Esse sítio arqueológico é passeio obrigatório, pela grandiosidade, importância, pela história.

A piramide de Kukulcán, é a mais importante. Está no centro do sítio e foi construído em homenagem ao Deus Kukucán. A construção consta com 365 degraus, um para cada dia do ano e em determinada época do ano, conforme o sol bate, forma-se a sombra de uma serpente, que é um símbolo local. 
Ao contrário do que eu pensava, ela não é oca. É maciça. E o publico chega, no máximo, a 1,5 metros de distancia. A maioria das ruínas são cercadas para que seja preservadas, pois milhares de pessoas visitam o local diariamente.

Pena que ficamos apenas duas horas por lá. Eu ficaria uma tarde inteira, tranquilamente.



Compras

Bom... Seria ótimo se não fosse trágico. O dólar, quando fomos, estava R$4.04. Altíssimo. Nossa viagem saiu muito cara por causa disso. Nem nos arriscamos nas compras.

Mas há shoppings muito parecidos com os de Miami. O La Isla, por exemplo tem Nike, Adidas, Zara, Apple, Disel, Swaroviski, Calvin Klein, Guess, Ultrafemme.... Mas pra saber se vale a pena, só mesmo convertendo os valores, que estão todos em dólar.

Quando fomos não valia a pena. A diferença com o Brasil era pouca e aqui ainda podemos parcelar. kkkkkk

Não vou a Miami há muitos anos, mas estive no Paraguay o ano passado e os preços em Cancún são mais altos que lá.

Pra falar a verdade, senti diferença nos preços, mesmo em dólares. O ano passado pra cá houve um acréscimo no Duty Free.

Mas comprei alguns cosméticos no Wal Mart (que fica 24 horas aberto). Paguei bem mais barato do que pagaria aqui. Os shampoos, são em média $7 dólares (uns R$28 reais), enquanto aqui, não compraria por menos de R$60 reais. No mercado vende marcas que, aqui, só compraria em lojas especializadas ou pela internet. 


Considerações Finais

Enfim... Nossa lua de mel acabou. Ficamos uma semana apenas. Na verdade, apenas 6 dias inteiros.
Mas eu diria que o tempo ideal, para que se possa conhecer tudo, aproveitar o hotel (caso fique num all inclusive) são, no mínimo 10 dias.

Acabamos não conhecendo Tulum, que eu estava louca pra ir e nem Cozumel. Além de vários outros passeios que descobrimos por lá, mas não tivesse tempo de ver.

Quem sabe um dia voltamos, mas a dica é viajar com um pouco mais de disponibilidade de tempo.

Já vamos começar a pensar na próxima viagem?

Nenhum comentário: